Olá leitores e seguidores!

Brincadeira? Antes fosse! O assunto é muito sério e estão tratando sob interesses particulares e ou pessoais.  Você sabia que por incrível que pareça existe pessoas no Brasil lutando a favor da legalização da produção e comercialização de pneus recauchutados de motos?  Num país onde tudo é possível principalmente em relação as leis, seguir por um atalho escancarando de vez o tal jeitinho brasileiro não é impossível que, por meios “esquematizados” – entenda-se quem pagar mais leva – em breve qualquer um possa anunciar e emitir notas fiscais de venda de pneus recauchutados para motocicletas. Existe uma certa pressão dos interessados em lucrar com isso e obviamente em vez de os órgãos responsáveis simplesmente ignorarem tal questão, tratando o assunto como encerrado, eles estão estudando e pesquisando a viabilidade. Como justificar que essa questão não é nem sequer plausível e sim uma questão de total ignorância?Pneu_usado

Qualquer proprietário de motocicleta que passou na prova do ENEM sabe o mínimo de física e matemática, para considerar que, as leis de Newton e a força da gravidade não são balelas. Mais do que isso, no caso de maneabilidade de motocicletas não considerar estabilidade, efeito giroscópio, atrito, transferência de massa, centro de gravidade força G, vetores e bom senso pode matar. Quantos pneus “dechapados“ você já viu no acostamento da estrada? Você já esteve do lado de um caminhão exatamente no momento em que o pneu recauchutado estoura? Nem queira passar por isso. Ok, caminhões tem vários pneus e a falta de apenas um não coloca a vida do motorista em risco.

images (5)Então, porque cargas d´água, ou em que planeta vivem essas pessoas que lutam pela viabilidade de pneus de motos recauchutados. Será que teremos que desenhar – como fazemos com crianças de 5 anos – que uma motocicleta com apenas um pneu não funciona? Perguntando aos amigos italiano e ingleses, se eles também vivenciam com esse tipo de questão na Europa, a resposta foi unânime: – não existe a oferta porque não existe a demanda. Resumindo, com todo respeito aos animais irracionais, nem primatas colocariam pneus recauchutados em uma moto, pois além da péssima dirigibilidade a eminência de eles estourarem não vale nem a economia na hora da compra muito menos na hora da morte.

Até a próxima.

Edu Zampieri