Que tipo de ligação poderia existir entre a motocicleta, o nosso corpo e o cérebro. Todos nós sabemos dos benefícios da prática de exercícios físicos, que devemos ter alimentação saudável e ter cuidados com as chamadas doenças do envelhecimento. Porém, quando pensamos em saúde, normalmente estamos focados em saúde física, esquecendo a importância da saúde mental e emocional.

WhatsApp Image 2018-07-03 at 18.47.48

Mas onde entra a motocicleta em tudo isso? Tem havido um grande interesse de profissionais da área médica com relação aos benefícios da pilotagem. É comum encontrar-se referências que colocam pilotagem como uma forma de exercício de baixo impacto, que cobre a musculatura dos joelhos e das pernas, nos dá força em geral, e promove postura, equilíbrio É claro que esta melhoria depende do quanto você pilota regularmente e do tamanho da sua moto. Motos mais pesadas, requerem mais uso de força. Mas basicamente, todos têm benefícios físicos com a pilotagem. No caso da prática do Off Road isso se multiplica, alguns especialistas acreditam que tenha a equivalência de exercitar-se vigorosamente na academia, devido ao gasto calórico realizado pelo organismo. Em um estudo feito vários anos atrás, somente a prática do futebol causaria um gasto de energia maior que a prática do Off Road. Por isso é muito importante salientar que uma pessoa completamente fora de forma, que pilota pouco e que não tem experiência fora do asfalto deve ser cautelosa ao iniciar esta prática.Celebro_moto02

A pilotagem envolve todos os sentidos de nosso corpo. Mas o que acontece com o nosso cérebro quando pilotamos? Estudos têm demonstrado que traz benefícios cognitivos reais ao piloto. A quantidade de concentração necessária para operar uma motocicleta contribui para um aumento considerável das funções cerebrais. O estudo mais conhecido que existe neste campo foi realizado pelo Dr. Ryuta Kawashima, da Universidade de Tóquio, Japan. O mesmo diz que pilotar todos os dias pode manter o seu cérebro funcionando no topo de sua capacidade. Cada jornada, é única e faz com que o piloto utilize todos os seus sentidos para realizá-la, mesmo que o caminho seja repetitivo os elementos envolvidos são sempre variáveis. Seja a presença ou ausência de trânsito, condições climáticas, condição do pavimento e assim por diante. Foram estudados indivíduos numa faixa etária entre 40 e 50 anos de idade que pilotam regularmente e também ex-pilotos que já não pilotavam por 10 anos ou mais. Eles fizeram vários percursos pré determinados e variados, envolvendo, curvas, pavimento ruim, subidas difíceis, curvas estreitas e mais uma série de outros desafios enquanto seus cérebros eram monitorados. Ficou constatado que aqueles que pilotam regularmente usam seus cérebros de formas radicalmente diferentes. Os resultados mostraram um um nível de concentração muito mais alto que o dos ex-pilotos. Na sequência, os ex-pilotos foram colocados em outro programa onde passam a pilotar diariamente por um período de 2 meses e os resultados demonstram um aumento muito significativo em suas funções cerebrais.

“Como resultado final, Dr. Kawashima constatou que o uso constante da motocicleta na vida diária, melhora a parte cognitiva do cérebro especialmente naquilo que está ligado à memória e a razão espacial, que é a nossa capacidade de pensar tridimensionalmente. Ao final dos testes, os participantes responderam um questionário onde a maioria atestou níveis de stress mais baixos e uma melhora no estado mental em geral. ” Neste ponto, pode-se perguntar: Porque motocicletas? Será que os carros não tem o mesmo efeito? Muitos estudos já foram feitos com relação aos carros e o resultado é simples. Os carros são máquinas confortáveis que não tem o poder de ativar nossos cérebros, ficamos quase inertes e alheios ao que ocorre à nossa volta. Em 2009, numa parceria com a Yamaha, Dr. Kawashima realiza mais uma vez estudos nesta área e novamente os resultados se confirmam.

Fica muito claro que incorporando a pilotagem no seu dia dia você estará melhorando as suas funções cognitivas, particularmente as funções do córtex pré-frontal e terá efeitos positivos na sua saúde mental e emocional. Seu stress será reduzido e ainda observará aumento da capacidade de concentração, aprendizado, pensamento lógico e memória.WhatsApp Image 2018-07-03 at 18.47.46

Podemos então dizer que pilotar nos dá condicionamento físico, nos deixa com o cérebro afiado e de bom humor. Simples assim! Então, coloque mais vida na sua vida e venha pilotar com a gente! Se você tem aquela moto parada na garagem sem uso, não pense em quantos momentos de saúde você perdeu, mas sim naqueles que pode ganhar. Mude o seu destino buscando um novo estilo de vida!

Fonte: Riding a Motorcycle Affects Cognitive Functions of Healthy Adults. By Dr.Ryuta Kawashima!

 

Rosana Dal’Maso