Por Cadu Lemos

Esta semana, dia 20 de abril, acontece no Museu da Imagem e do Som em São Paulo,  a noite de premiação do maior festival de mobgrafias da América Latina,  sob o comando da mObgraphia Cultura Visual. Essa é a quinta edição do festival e este ano, além do MIS, na Biblioteca Mario de Andrade, acontecem o Forum de Educação Visual e as exposições convidadas com nomes de peso da fotografia “tradicional” pela primeira vez trabalhando com smarthones.

A idéia do projeto é celebrar a mobgrafia, ou fotografia mobile, hábito cada vez mais comum entre pessoas do mundo todo, e que tem ganhado espaço crescente dentro da fotografia tradicional assim como nas artes de forma geral.

Para nós da mObgraphia, esse movimento não é só sobre fotografar, mas sobre contar histórias com as fotos. Foi com isso em mente que selecionamos as imagens vencedoras de cada categoria do Prêmio (arte em mobgrafia, documental, paisagem, preto&branco, retrato, street, ensaios e fotolivros), , que ficam expostas no MIS até o dia 17 de junho de 2018.

Para você que ficou curioso, além de visitar o evento, seguem algumas dicas de como fazer bons cliques e ainda editar as fotos com o seu smartphone.

São cinco regrinhas básicas:

  1. Encontre uma nova forma de olhar;
  2. Busque o extraordinário dentro do comum;
  3. Preocupe-se com a composição/enquadramento da sua imagem;
    (Veja mais em regra dos terços: Dicas de fotografia, noções básicas de fotografia em regra dos terços  em matéria do parceiro Paulo Keller com apoio da mObgraphia.)
  4.  Silencie seu crítico interior;
  5. Experimente com a luz.

Foto_01_MobG

Graças à agilidade do Smartphone, sair fotografando por aí fica muito mais simples, com inúmeras possibilidades de criação.

Mas, atenção, o tratamento das imagens é tão importante quanto a fotografia em si. Experimente o aplicativo gratuito Snapseed, que tem todo tipo de ferramenta e filtro para corrigir imperfeições da foto ou trazer um novo estilo à imagem original.

“Imponha “missões” e prazos para você mesmo. Por exemplo: fotografar 20 imagens da mesma cena, mas de ângulos diferentes”.

Que tal experimentar tudo isso em sua próxima viagem?
30582080_887679328081149_5139618403404742656_n

mObgraphia Mobile Film Festival: https://www.facebook.com/events/168363240536840/
Links:
www.facebook.com/mobgraphia    www.instagram.com/mobgraphia

Espero vocês lá! Até a próxima.