Olá!

Ando ouvindo muitas histórias de pessoas que compraram pneus pela internet e quando receberam, notaram que o pneu não era o correto. Você já ouviu aquele ditado, que diz que o barato sai caro? Pois então, nesse caso, além de sair caro  pelo desgaste precoce e a ineficiência dinâmica, ainda pode acarretar um acidente grave com sérios resultados, incluindo óbito. Por favor preste bem atenção. Não é porque o pneu encaixou na roda que você pode seguir em frente normalmente. Pneus possuem índice de carga e códigos de velocidades e muitas vezes esses números podem ser diferentes, mesmo o pneu tendo o mesmo nome e a mesma medida de outro que estava na sua moto.

Descrição das características dos pneus

Descrição das características dos pneus

Não vamos aqui ficar repetindo os problemas de instalar um pneu mais estreito ou mais largo na sua roda. Estamos falando de pneus visualmente iguais, mas com índice de carga e de velocidades completamente diferente. O que determina esses números, na maioria das vezes são a quantidade e a qualidade da estrutura interna.

Tabela de índice cargas de pneus

Tabela de índice cargas de pneus

Para ele receber esse código estampado no flanco ele passou por inúmeros testes em laboratórios indoor e outdoor e assim consequentemente poder garantir, por exemplo, que a 180 km/h com uma carga X ele irá manter sua forma, não vai sair do aro e vai lhe oferecer o melhor desempenho da sua motocicleta.indice_velocidade

No caso das Big Trails, Maxitrails, eu me lembro da primeira vez que pilotei uma BMW R1200HP2 Enduro, equipada na traseira com os primeiros Metzeler Karoo 2 na medida 140/80-17 (atualmente fora de linha). Por causa do índice de velocidade deste pneu, no guidão havia um adesivo informando o piloto para não ultrapassar os 160 km/h.BMW HP2 08

Essa moto tinha potência suficiente para passar com tranquilidade dos 200 km/h, mas evidente que isso só seria seguro se ela estivesse equipada com um pneu apropriado para essa velocidade, por exemplo, um Tourance Next que tem índice de velocidade V, mais apropriado para pilotar acima dos 200 km/h.

Ando ouvindo muito relatos de pilotos que percorrem longas distâncias no asfalto em velocidade alta, com carga e com um pneu não correspondente ao índice de velocidade. Antes de fazer uma compra pela internet, estude além da medida, o índice de carga e o código de velocidade que vem designados logo após o a medida do diâmetro do aro e normalmente o R de radial. Por exemplo um pneu 170/60 R17 possui na sequência mais um número e uma letra, por exemplo 72T. A letra T significa velocidade de 190 km/h e o número 72 significa 355 kg. Pela internet, principalmente em promoções, nem sempre o vendedor lhe informa todos os dados do pneu.

Até a próxima!

Eduardo Zampieri