Por Luciano Peixoto

Um roteiro que pelo seu formato e topografia não poderíamos deixar de denomina-lo “Expedição Serras”.
Um Tour para atender o sonho de todos nós motociclistas…

Nesta incrível viagem que tive o prazer de coordenar e conduzir, na época como Coordenador geral do programa BMW Rider Experience, percorremos algumas das mais famosas serras entre o Estado de São Paulo e Santa Catarina. Foram 10 dias desfrutando de uma experiência única, com hospedagens de charme, gastronomia regional, paisagens e lugares fantásticos, além de tudo isso, tivemos a oportunidade de acelerar em algumas das estradas mais icônicas que fazem parte do desejo de qualquer motociclista viajante, com trechos sinuosos e curvas desafiadoras. Esta foi sem sombra de dúvida uma experiência inesquecível. Tivemos a oportunidade também de conhecer pessoas interessantes, que compartilham a paixão pelo estilo de vida em duas rodas.
29196617_2070858713191574_3940167241747660800_o

Nossa aventura começou em uma sexta-feira logo pela manhã. Após a recepção de todos no Hotel Canto da Floresta Eco resort em Amparo, interior de São Paulo, rolou uma exclusiva clínica de pilotagem. Foi uma excelente oportunidade para os 10 participantes inscritos e mais toda a equipe de apoio se integrarem e ainda sentirem-se melhor preparados para aproveitar ao máximo todos os momentos da grande aventura que estava por vir. Ao final do dia, após um jantar de boas-vindas e um bom bate-papo entre os novos amigos, um descanso merecido para repor as energias.

No sábado iniciamos cedo, depois do café da manhã com tudo pronto, equipados, motos ligadas, rumamos em direção sul deixando para traz a Serra de Morungaba, entre Tuiuti e Itatiba, a primeira e bem divertida das 08 serras do nosso tour.

Seguimos por diferentes rodovias sentido a nossa primeira parada planejada para almoço na região do município de Piedade – SP, na Estação Boca do Monte, uma viagem gastronômica em um vagão de trem. Um restaurante que recomendamos com certeza.

_DSC0011

Logo após o almoço rumamos ao recém reinaugurado Parque Carlos Botelho onde tivemos o prazer de pilotar através da conhecida Serra da Macaca. Neste trecho foi possível avistar animais silvestres e vivenciar toda a exuberância da Mata Atlântica nativa e registrar tudo com os nossos celulares. Puro prazer de pilotar e muita diversão.

Em seguida o nosso destino foi o Plaza Eco Resort Capivari, nas proximidades de Curitiba para pernoitarmos depois do primeiro dia bacana demais.
_DSC0067No domingo cedo, fomos em direção ao litoral paranaense através da Estrada da Graciosa, historicamente famosa por servir de caminho aos tropeiros do século XVIII. Depois da travessia de ferryboat que liga Guaratuba à Caiobá ainda no estado do Paraná, seguimos até o nosso próximo ponto de parada para o almoço no melhor restaurante português da região, Casa Portuguesa, na cidade de Itapoá – SC. Depois de privilegio gastronômico e já no estado de Santa Catarina seguimos viagem onde podemos experimentar todas as belezas nativas da Serra Dona Francisca. Em seguida pela fantástica serra do Corupá seguimos para a nossa próxima parada, o Timbó Park Hotel, amplamente reconhecido pelo seus diferencias, conforto e ainda os melhores pratos de sua cozinha ítalo-germânica, claro que antes disso um receptivo com direito a brindes com Pro Seco na beira da piscina.

Na terça-feira, quinto dia ainda mais aventuras e emoções: percorremos a lendária Serra do Corvo Branco* e, antes do final da tarde, chegamos ao nosso destino em Bom Jardim da Serra, pilotando pelas deslumbrantes paisagens da Serra do Rio do Rastro. Com nossas câmeras e celulares tivemos oportunidade de fotografar paisagens com visuais incríveis.

Desta vez o nosso QG passou a ser o Rio do Rastro Eco Resort, que estando numa localidade privilegiada, ofereceu experiências únicas deste local do país. Um coquetel de boas-vindas com direito ao um pôr do sol único marcou com sucesso a nossa jornada até ali, após um jantar especialíssimo com uma gastronomia ímpar. Na hora de dormir nos surpreendemos com as acomodações extremamente aconchegante e confortáveis, verdadeiros chalés da montanha.

No sexto dia simplesmente nada de motocicleta, descanso. Aproveitamos para explorar a região visitando as tradicionais vinícolas da Rota dos Vinhos e alguns dos famosos cânions da serra catarinense. Certamente uma vivência cultural e gastronômica única, acompanhadas pela exuberante natureza local.
IMG-20170803-WA0062Na quinta-feira, sexto dia da nossa expedição iniciamos o nosso retorno, conheceríamos o Morro da Igreja um dos principais atrativos da cidade de Urubici se não fosse as fortes chuvas. A opção foi tomarmos um bom café no posto Serra Azul.IMG-20170803-WA0023

O nosso pernoite desta vez foi no Hotel Fazenda Vale das Pedras, em Jaraguá do Sul – SC, onde nos chamou a atenção para sua grande área verde preservada.

No dia seguinte logo após o almoço seguimos pilotando pela emocionante Serra de Corupá, com suas pistas largas e asfalto bem cuidado. Um verdadeiro parque de diversão para as Bigs.

Próxima parada para descanso e pernoite foi nas proximidades de Tijucas do Sul, no Hotel Fazenda La Dolce Vita, que nos ofereceu uma paisagem rural e gastronomia ítalo-francesa.

O nono e penúltimo dia nos presenteou com um grande desafio, percorrer as mais de mil curvas da emblemática Serra Rastro da Serpente, com seus 230 km entre as cidades de Bocaiúva do Sul, no Paraná e Capão Bonito já no Estado de São Paulo. Nosso merecido descanso foi no Hotel Passarim.
IMG-20170804-WA0110Na manhã do último dia deste incrível tour, encerramos oficialmente a Expedição Serras nas dependências do hotel. Mesmo assim alguns optaram, prosseguir conosco até o Canto da Floresta em Amparo, nosso ponto de partida.

Esta foi sem sombra de dúvida, uma experiência inesquecível e ainda tivemos a oportunidade de conhecer pessoas interessantes, que compartilham a paixão pelo estilo de vida em duas rodas.

Vale a pena de mais…

Luciano Peixoto

Fotos: Divulgação