BMW MOSTRA AS NOVAS F850GS E F750GS.

A BMW Motorrad aproveita o Salão de Milão, na Itália, para apresentar as novas F850GS e F750GS – substitutas das conhecidas F800 e F700GS. Entre as atrações, a dupla traz design e eletrônica inspiradas na irmã maior R1200 GS. bmw-f850-e-f750-gs-2018

O coração das novas trail alemãs é um novo motor de dois cilindros paralelos e 853 cc. Foi completamente redesenhado e agora possui virabrequim de 270 graus, então ganhou ronco de um V-Twin e mais torque em baixas rotações. São 95 cv na 850 e 76 cv na 750, embora o motor seja o mesmo (limitado na 750). Há ainda dois eixos de equilíbrio para reduzir a vibração inerente a este tipo de propulsor, além de uma embreagem assistida com manete mais leve. 

Junto ao motor, um novo pacote eletrônico oferece os modos de condução Road (estrada) e Rain (chuva). Como opcional para a F850 GS, pode-se acrescentar os modos Dynamic, Enduro e Enduro Pro, como na R 1200 GS. Esses modos mudam não só a resposta do acelerador como também os parâmetros do controle de tração e da suspensão eletrônica. 

imagens (3)Toda estrutura e suspensão são novas. A BMW diz que o novo quadro de aço integra o motor melhor que o anterior, oferecendo maior rigidez e controle. A grande novidade fica por conta da suspensão eletrônica ESA, como opcional. Ao contrário dos sistemas de suspensão eletrônica em que você seleciona um modo e segue com ele, o ESA está se adaptando constantemente à sua tocada e superfície da estrada. Ele também pode ser ajustado de acordo com o modo de condução escolhido, por exemplo, ao acionar Enduro Pro você prepara a moto para andar no off-road. imagens As duas trail alemãs também passam a contar com painel digital em tela TFT de 6,5″ com conectividade. Você pode parear seu smartphone para fazer chamadas, tocar música ou usar o navegador. Foram adicionados ainda os sistemas de ligação de emergência, piloto automático, controle da pressão dos pneus e até um quickshifter, que permite trocar as marchas sem uso da embreagem. Esses itens são oferecidos em pacotes opcionais chamados Comfort, Touring e Dynamic. A F750 GS chega em duas versões, Standard e Exclusive, enquanto a F850 GS adiciona ainda a versão Rallye, somando três versões. 

Diferenças entre elas vão além do motor com potência limitada na 750. Ela tem roda aro 19″ na dianteira, contra 21″ da 850, e usa pneus de asfalto, enquanto a 850 adota pneus de uso misto. Além disso, a 750 pesa 204 kg (em ordem de marcha) e tem altura do banco de 815 mm. Na 850 são 229 kg e 860 mm, respectivamente, fora a suspensão com garfos invertidos na dianteira e maior curso. Em ambas, a altura do banco foi reduzida em relação às antecessoras, uma vez que agora o tanque de combustível passa a ser no lugar convencional – antes ficava sob o banco. 

As novas BMW deverão chegar ao Brasil em algum momento de 2018, já montadas na fábrica da marca em Manaus (AM). 

Fotos: divulgação