Triumph Tiger 900 já faz parte da nossa história… já estão nas lojas

A apresentação oficial à imprensa e ao público brasileiro através  de uma LIVE, devido ao isolamento social provocado pela pandemia. Modelos já estão disponíveis nas concessionárias  a partir do dia 18 de junho em duas versões.

André Garcia, do R7

Triumph do Brasil apresenta novas Tiger 900 GT Pro e Tiger 900 Rally Pro | Foto: divulgação Triumph

A Triumph lança no mercado brasileiro hoje, dia 17 de junho, a nova Tiger 900, que chega para sacudir, ainda mais, o segmento Adventure e declarar de vez guerra a BMW. Inteiramente transformado, o modelo foi desenvolvido para substituir a bem-sucedida Tiger 800, sucesso no motociclismo mundial, e especialmente no Brasil que se tornou o país que mais vende Triumph Tiger 800 em todo mundo.

A nova moto chega às concessionárias em duas versões: Tiger 900 GT Pro a R$ 57.990,00 e Tiger 900 Rally Pro aR$ 59.990,00. Estes preços são promocionais para o primeiro lote de lançamento da linha – em torno de 70 unidades montadas na fábrica de Manaus (AM) no início do ano. A partir de 1º de julho, os preços da nova Tiger 900 serão reajustados. A principal diferença entre os dois modelos é a sua proposta de uso. A Tiger 900 Rally Pro foi projetada para oferecer o máximo em aventuras off-road, com capacidade e conforto focados no fora de estrada. Já a Tiger 900 GT Pro tem um perfil voltado para aventuras mais urbanas e viagens de longa distância com foco no on-road.

Na configuração GT Pro, modelo é mais on-road | Foto: divulgação Triumph

A apresentação oficial da nova Tiger 900 à imprensa e ao público brasileiro acontecerá hoje às 19h, numa Live, devido ao isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. Segundo o fabricante, a estratégia de lançamento digital também foi uma escolha devido ao enorme sucesso das Lives realizadas pela Triumph Brasil durante os últimos meses, que somaram mais de 100 mil espectadores – um sucesso de audiência no ambiente digital entre todas as montadoras de motos brasileiras.

Tiger 900 GT Pro | Foto: divulgação Triumph

É a primeira vez que a Triumph realiza o lançamento de uma nova moto neste formato no mundo. Para assistir a Live, basta acessar os canais da Triumph no Instagram,  Facebook ou You Tube.

Moto de aventura com história mais longa do mundo e novo desenvolvimento na PanAfrica Rally

Na configuração Rally Pro não há limites | Foto: divulgação Triumph

A Triumph Tiger tem uma história rica, com uma linhagem de modelos off-road que fazem sucesso no mundo todo há mais de 80 anos. A partir de 1936, com os primeiros modelos de competição da Tiger, esse nome passou a desempenhar um papel significativo no estabelecimento da categoria Adventure – de corridas a ralis e ao nascimento e à explosão das viagens de aventura. Lançada em 2010, a Tiger 800 estabeleceu uma posição de liderança no segmento Adventure de motos de médio porte, com manuseio neutro e preciso, motor de três cilindros com excepcional torque e acessibilidade a todos os tipos de pilotos. Em janeiro de 2018, durante o programa de desenvolvimento desse novo modelo, o protótipo Tiger Tramontana mostrou ao público que assistia o tradicional PanAfrica Rally um pouco do estilo agressivo e do equilíbrio que teria a então futura Tiger 900.

Tiger 900 Rally Pro tem rodas raiadas e suspensão com maior curso em relação a GT Pro | Foto: divulgação Triumph

Seu radiador agora é duplo, uma configuração inédita, que melhora o desempenho do resfriamento e reduz o calor ambiente sentido pelo piloto. Sua forma e configuração permitem uma posição adicional do motor mais à frente, resultando em um centro de gravidade mais otimizado (40 mm à frente e 20 mm mais baixo). Isso melhora a distribuição de peso, ampliando a facilidade de manuseio da moto e também seu equilíbrio em baixa velocidade. Outras melhorias no sistema do cárter e de resfriamento garantem que isso não tenha impacto na distância em relação ao chão. Há também uma caixa de ar completamente nova, com um novo filtro de ar de acesso mais fácil, além de uma embreagem deslizante e assistida para maior conforto do piloto.

Inédito chassi que ficou mais leve

Com um peso até 5 kg menor que a geração anterior, a nova Tiger 900 oferece a mais emocionante e ágil pilotagem de uma Tiger já proporcionada até hoje. Sua nova estrutura de treliça de aço não é apenas mais leve, mas agora também possui uma construção modular, com subquadro traseiro de alumínio e ganchos de pedaleira parafusados, proporcionando a configuração mais focada para a pilotagem off-road. Há uma especificação muito alta de suspensão em toda a nova linha 900, com componentes premium das marcas Marzocchi ou Showa, sob medida para oferecer a capacidade definitiva das novas motos Adventure de médio porte, buscando continuar como referência do segmento.

Para comodidade e conforto máximos para o piloto, o modelo GT Pro apresenta uma suspensão traseira eletronicamente ajustável, permitindo que o piloto selecione as configurações de pré-carga e amortecimento traseiros por meio de um menu no painel de instrumentos TFT. Os pilotos podem optar entre nove níveis de controle de amortecimento, variando de Comfort (mais suave) a Sport (mais firme) e quatro configurações de pré-carga.

Todos os modelos Tiger 900 agora possuem freios Brembo Stylema para proporcionar ainda maior potência de frenagem. São pinças leves, compactas, cuidadosamente esculpidas e de alto desempenho, com volume reduzido ao redor dos pistões e das pastilhas de freio, diminuindo o espaço interno ocupado pelo fluido de freio, permitindo uma resposta de frenagem mais imediata. O aumento do fluxo de ar ao redor das pastilhas também ajuda as pinças a esfriarem mais rapidamente. Essa combinação de novo quadro modular leve, novo motor mais leve, suspensão de alta especificação e freios Brembo premium oferece uma mudança radical na agilidade e na capacidade da nova Tiger 900, garantindo manuseio excepcional em todos os cenários de pilotagem.

As viagens de longa distância também foram beneficiadas por várias inovações da nova Tiger 900. Seu tanque de combustível, por exemplo, agora com capacidade para 20 litros, aumentou sua autonomia. A moto ainda ganhou um novo pára-brisa ajustável, oferecendo maior proteção contra o vento com um simples ajuste com uma das mãos.

A ergonomia foi aprimorada e otimizada para o conforto do piloto durante todo tipo de condução. A largura do assento é mais estreita e o guidão fica 10 mm mais próximo, oferecendo uma posição de pilotagem mais confortável e um nível maior de controle do piloto – parado ou em movimento. Além disso, cada modelo possui uma posição de pedaleira exclusiva, de acordo com o estilo esperado de pilotagem, e um mecanismo integrado de altura do assento, com duas posições, facilmente ajustável. Isso permite que o piloto altere a altura do assento em 20 mm para a sua configuração preferida.

Tecnlogias de pilotagem de última geração

A nova linha Tiger 900 apresenta um avanço significativo em sua tecnologia de pilotagem, com recursos de última geração, incluindo:

Painel totalmente digital em TFT ficou maior | Foto: divulgação Triumph

– Novos instrumentos TFT de sete polegadas. Recurso disponível como item de série nos dois modelos. Os novos e maiores instrumentos TFT apresentam informações ao piloto em quatro estilos diferentes, com total clareza. Há também quatro opções de cores diferentes para escolher e versões de alto/baixo contraste para excelente visibilidade em todas as condições de iluminação. A nova tela TFT de sete polegadas agora está colada ao vidro para obter uma imagem mais nítida, sem camada reflexiva;

– Sistema de Conectividade My Triumph. Também disponível de série nos dois modelos. O novo painel de instrumentos TFT já vem de fábrica com o Sistema de Conectividade My Triumph, conectado ao telefone celular do piloto por meio da tecnologia Bluetooth, que permite atender chamadas telefônicas, selecionar músicas no celular, navegar passo a passo pelo Google (buscando pontos de interesse na região) e ainda controlar a câmera GoPro – tudo isso, facilmente, por meio de indicadores na tela TFT;

– Novo sistema de freios ABS otimizado para curvas e controle de tração com IMU. De série nos dois modelos. O novo sistema de freios ABS otimizado para curvas e o controle otimizado da tração nas curvas são ativados por meio de uma Unidade de Medição de Inércia (IMU), desenvolvida em conjunto com a empresa Continental. Isso permite a seleção automática do nível adequado de intervenção do controle de ABS e do controle de tração, medindo constantemente as taxas de balanço, inclinação, esterçamento e aceleração para calcular o ângulo de inclinação. Este sistema de tecnologia totalmente integrado garante maior estabilidade de pilotagem o tempo todo;

-Modos de pilotagem. São seis modos de pilotagem no modelo Rally Pro (“Rain”, “Road”, “Sport”, “Off-Road” “Configurável pelo Piloto” e “Off-Road Pro”). Os modos de pilotagem ajustam as configurações de resposta do acelerador, dos freios ABS e do controle de tração para proporcionar o máximo controle ao piloto em todas as condições de pilotagem. Um novo recurso, chamado “Antiparalisação”, nos modos “Off-Road” e “Off-Road Pro” aumenta automaticamente as rotações de marcha lenta para evitar paradas. O modo de pilotagem “Off-Road Pro”, exclusivo do modelo Rally Pro, é a configuração off-road mais extrema da Triumph para aventuras fora de estrada avançadas, com freios ABS e controle de tração desativados e um mapa de aceleração off-road. No modelo GT Pro, são cinco modos de pilotagem: “Rain”, “Road”, “Sport”, “Off-Road” e “Configurável pelo Piloto”;

– Nova iluminação inteira em LED. Farol, lanternas, luzes indicadoras e faróis de neblina agora são feitos em LED, oferecendo maior luminosidade para o piloto – o que amplia bastante a sua segurança ativa;

– Novo sistema de Auxílio de Troca de marcha Triumph (TSA – Triumph Shift Assist). Disponível de série nos dois modelos, o novo recurso foi melhorado, permitindo mudanças de marchas rápidas para cima e para baixo, suaves e confortáveis, sem o auxílio da embreagem, enquanto o piloto mantem a posição do acelerador. Essa tecnologia reduz a fadiga do piloto e melhora a pilotagem;

– Novo armazenamento seguro para celular com carregamento USB. Outro item que vem de fábrica nos dois modelos. Trata-se de um local seguro, fechado, sob o assento, que abriga uma prática tomada USB de 5V, para permitir o uso ininterrupto do sistema de conectividade My Triumph e manter o telefone celular sempre carregado;

Para maior conforto e conveniência do piloto, os dois modelos possuem interruptores iluminados com um joystick de cinco direções, controle eletrônico de velocidade de cruzeiro, manoplas aquecidas, assentos aquecidos (com controle de passageiro separado) e sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).

Estilo agressivo

O inédito estilo agressivo, a carenagem reprojetada em menor escala, os acabamentos revisados e os contornos mais limpos conferem à nova Tiger 900 uma postura de aventura mais radical. Isso é ajudado pela sua largura mais estreita, pela extremidade dianteira mais leve e pelo design e tamanho dominantes do tanque de combustível. A carenagem inédita tem um estilo de aventura mais focado e agressivo e inclui tanque de combustível, painel de extremidade do tanque, para-lamas alto, painel do assento, protetor do radiador e saída do duto do radiador. O acabamento e os detalhes também foram aprimorados, mantendo a Tiger 900 como referência, já reconhecida, de qualidade no segmento Adventure.

Acessórios exclusivos 

A nova Tiger 900 conta com uma linha exclusiva de acessórios genuínos Triumph que já está disponível nas concessionárias. São itens inteiramente projetados com a própria motocicleta para assegurar uma integração perfeita e os mesmos padrões exigentes de qualidade e acabamento de fabricação. As opções incluem bagageiros de abertura lateral Trekker, com top box de capacete duplo de 52 litros, e bagageiros de abertura superior Expedition, com top box correspondente de 42 litros. Além disso, existem acessórios para maior conforto, proteção, capacidade, estilo e segurança – como encosto Trekker para o garupa, defletor de pára-brisa, protetor de farol, protetores de garfo, protetor do radiador feito de alumínio e barras superiores do motor, entre outros recursos.

As motos estão disponíveis nas cores Pure White, Sapphire Black e Korosi Red (Tiger 900 GT Pro) e Pure White, Sapphire Black e Matt Khaki Green (Tiger 900 Rally Pro).

Ficha técnica da Tiger 900 Rally Pro

Ficha técnica da Tiger 900 GT Pro

André Garcia

MATÉRIA PUBLICADO ORIGINALMENTE NO R7.