Letrinhas e a Internet

Olá!

Ando ouvindo muitas histórias de pessoas que compraram pneus pela internet e quando receberam, notaram que o pneu não era o correto. Você já ouviu aquele ditado, que diz que o barato sai caro? Pois então, nesse caso, além de sair caro  pelo desgaste precoce e a ineficiência dinâmica, ainda pode acarretar um acidente grave com sérios resultados, incluindo óbito. Por favor preste bem atenção. Não é porque o pneu encaixou na roda que você pode seguir em frente normalmente. Pneus possuem índice de carga e códigos de velocidades e muitas vezes esses números podem ser diferentes, mesmo o pneu tendo o mesmo nome e a mesma medida de outro que estava na sua moto.

Descrição das características dos pneus

Descrição das características dos pneus

Não vamos aqui ficar repetindo os problemas de instalar um pneu mais estreito ou mais largo na sua roda. Estamos falando de pneus visualmente iguais, mas com índice de carga e de velocidades completamente diferente. O que determina esses números, na maioria das vezes são a quantidade e a qualidade da estrutura interna.

Tabela de índice cargas de pneus

Tabela de índice cargas de pneus

Para ele receber esse código estampado no flanco ele passou por inúmeros testes em laboratórios indoor e outdoor e assim consequentemente poder garantir, por exemplo, que a 180 km/h com uma carga X ele irá manter sua forma, não vai sair do aro e vai lhe oferecer o melhor desempenho da sua motocicleta.indice_velocidade

No caso das Big Trails, Maxitrails, eu me lembro da primeira vez que pilotei uma BMW R1200HP2 Enduro, equipada na traseira com os primeiros Metzeler Karoo 2 na medida 140/80-17 (atualmente fora de linha). Por causa do índice de velocidade deste pneu, no guidão havia um adesivo informando o piloto para não ultrapassar os 160 km/h.BMW HP2 08

Essa moto tinha potência suficiente para passar com tranquilidade dos 200 km/h, mas evidente que isso só seria seguro se ela estivesse equipada com um pneu apropriado para essa velocidade, por exemplo, um Tourance Next que tem índice de velocidade V, mais apropriado para pilotar acima dos 200 km/h.

Ando ouvindo muito relatos de pilotos que percorrem longas distâncias no asfalto em velocidade alta, com carga e com um pneu não correspondente ao índice de velocidade. Antes de fazer uma compra pela internet, estude além da medida, o índice de carga e o código de velocidade que vem designados logo após o a medida do diâmetro do aro e normalmente o R de radial. Por exemplo um pneu 170/60 R17 possui na sequência mais um número e uma letra, por exemplo 72T. A letra T significa velocidade de 190 km/h e o número 72 significa 355 kg. Pela internet, principalmente em promoções, nem sempre o vendedor lhe informa todos os dados do pneu.

Até a próxima!

Eduardo Zampieri

Comentários

  1. Avatar
    Fabio Rieser

    Amigo
    Esse peso que o pneu suporta é a soma do peso da moto + condutor e garupa + bagagem?

    Tenho usado o Heidenau K 60 para uma GSA 1200, tenho 95 kg, minha esposa 55 kg e de sempre deve ter uns 25 kg.

    O pneu marca 72 T, isso quer dizer que estou andando com peso acima do suportado pelo pneu?

    A capacidade total de carga é a soma da capacidade do traseiro + a capacidade do dianteiro?

    1. Avatar
      Luciane

      Olá Fabio! Bacana? Muito pertinente e oportuno seus questionamentos.

      De acordo com o site da BMW Motorrad, uma R1200GSA K51 o peso em ordem de marcha é 260 Kg e carga útil de 220 KG (Piloto + Garupa + Bagagens). Assim sendo, se carregada dentro das especificações determinadas pela Fábrica, a R1200GSA K51 terá um peso total de 480 KG, 215 KG a menos do que o limite de carga imposto pelos pneus. Mas o mais importante é respeitar os limites recomendados pelos fabricantes das motocicletas, uma vez que os fabricantes de pneus projetam, testam e homologam os seus produtos com o objetivo de atenderem as especificações dos fabricantes de motocicletas e é claro a todas as normais de segurança é por fim oferecer ao mercado os diferenciais de seus produtos através de características singulares e com isso atendendo as necessidades especificas de cada usuário.

      De acordo com o site da Heidenau, o K60 Scout Traseiro, medida 170/60 R 17 possui um índice de carga 72, 355 KG. O dianteiro medida 120/70 R 19 possui índice de carga 60, 250 KG. O Conjunto então possui uma capacidade de carga de 695 Kg, preservada a distribuição de carga entre os eixos dianteiro e traseiro respeitando o limite de carga dos pneus. Mas, é importante ressaltar que todos os fabricantes de pneus sempre trabalham com um boa margem de segurança, pois através dos resultados alcançados por exaustivos testes por eles realizados e ainda experiencias relatadas pelos diversos usuários em seus dia dia chegou-se a conclusão que a má utilização pode causar danos graves a qualquer um de nós, então uma boa margem de segurança passou a ser estratégico para a segurança de todos.

      Portanto fique tranquilo, a sua escolha foi acertada principalmente se você pensou em ter pneus com grande durabilidade para uso misto (On e Off), mas não se esqueça do índice indicado para o limite de 190 Km de velocidade máxima e que para se obter longevidade o composto do pneu é um pouco mais duro e com isso menos aderências em pisos pavimentados molhados.

      Esperamos ter conseguido responder as suas perguntas e de preferencia auxiliado de forma eficaz. Aproveitamos para nos colocar a disposição para quaisquer outras questões com foco no estilo de vida sobre duas rodas. Aproveito para convida-lo a fazer parte da Comunidade Motorrad Experience. https://www.motorradexperience.com.br/comunidade

      Forte abraço! Luciano peixoto (Editor do Motorrad Experience)

  2. Avatar
    wagner

    Olá, achei corretíssimas suas informações porém tenho uma duvida e gostaria de sua ajuda. Tenho dificuldade para achar pneu tube type para minha f800, e as rodas não possibiliatam a montagem de pneu sem camara, Tubeless. Na troca fiquei com receio das ranhuras internas danificarem a camara e improvisei uma proteção com a camara velha.Esse procedimento está correto?