Classificações dos Níveis Técnicos de Dificuldade 22 de março de 2018Luciano Peixoto1,074Dicas importantesTutoriais Pensando nas diferentes experiências de pilotagem de cada um e nos diversos tipos de acessos com os mais variados pisos existentes em qualquer lugar do mundo, entendemos a necessidade de disponibilizarmos uma referência para cada nível de dificuldade técnica dos roteiros que estamos indicando neste portal. O objetivo é proporcionar parâmetros para uma avaliação coerente por parte de cada condutor quanto ao nível de dificuldade que mais se adegue a sua experiencia ou até mesmo quanto a sua intenção de vivenciar e ainda superar novos desafios. Muito fácil: Vias com pista dupla ou mais e acostamento, pavimentação nova ou em excelente estado de conservação, bem sinalizadas, muitas retas e curvas abertas na maioria das vezes. Sem declives e aclives acentuados. Contendo pontos de apoio com abastecimento e alimentação. Nota.: Indicado para pilotos e garupa com pouca experiência em viagem. Fácil: Vias de mão dupla com pista única ou dupla nas subidas e acostamento, pavimentação nova ou em excelente estado de conservação, bem sinalizadas, com retas e curvas abertas e medias se intercalando. com declives e aclives leves. Contendo pontos de apoio com abastecimento e alimentação. Nota.: Indicado para pilotos e garupa com média experiência em viagem. Moderado: Vias de mão dupla com pista única ou dupla nas subidas com pouco acostamentos ou em mau estado, pavimentação em bom estado de conservação, com sinalizações importantes, com retas curtas e curvas abertas, medias e fechadas se intercalando. com declives e aclives médios. Podendo ter trechos de Off Road leve quando mencionado. Contendo poucos pontos de apoio com abastecimento e alimentação. Difícil: Vias de mão dupla com pouco ou nenhum acostamento e sua grande maioria em mau estado, pavimentação em estado médio conservação (piso bom a precário, lisos e terra batida quando mencionado), com pouca sinalização, com retas medias e curtas, com curvas medias e fechadas podendo predominantemente se intercalando. com declives e aclives médios a elevados. Contendo raros pontos de apoio com abastecimento e alimentação. Nota.: Indicado para pilotos com muita experiência em viagens e se for o caso, com técnicas de pilotagem para o fora de estrada (Off Road) e recomendado para garupas da mesma forma. Avançado: Vias de mão dupla sem acostamentos e com pavimentação na grande maioria em mau estado conservação (pisos precários com buracos e lisos). Podendo ser Off Road quando mencionado, piso de terra compactada, arenoso, terra com obstáculos de todos os níveis, lama, travessia de rios estreitos, médios e longos. De toda forma com poucas ou raras sinalizações, com retas com riscos para ultrassagens e com curvas medias e fechadas se intercalando. Tendo ainda declives e aclives médios a elevados com baixa tração. Com raros pontos de abastecimento e alimentação. Nota.: Indicado para pilotos com avançada experiência na pilotagem On Road e se for o caso no fora de estrada (Off Road) e não recomendado para garupas. GARANTA AS MELHORES EXPERIÊNCIAS NOS UNIVERSOS ON ROAD E OFF ROAD. É preciso estar preparado para conseguir desfrutar de todas as possibilidades que sua motocicleta pode lhe proporcionar. A vida ao ar livre sobre duas rodas ganha novos adeptos a cada instante. Porém, desfrutar dessas experiências exige preparo e conhecimento, garantindo as melhores sensações com absoluta segurança a todos os participantes. Prepare-se para um novo estilo de vida. Importante: As classificações dispostas nesta pagina estão sugestas a alterações no sentido a aprimoramentos, portanto estamos abertos a dúvidas, comentários, sugestões e até mesmo um possível foram para que possamos oferecer sempre conteúdos de qualidade que possam contribuir positivamente para o segmento de Mototurismo no Brasil. Luciano Peixoto Editor do Motorrad Experience
“Tempo em Equilíbrio” com Ricardo Lugris… Uma viagem dentro de muitas viagens na 111ª Edição do Motorrad Experience NOAR, que vai rolar nesta quinta-feira dia 28. Aproximadamente 1.000.000 de Km rodados pelo mundo. 18 de maio de 20201,4710
Dicas de Segurança Viária para o dia a dia, pequenas ou longas viagens – Parte 1 19 de março de 20181,0640