Pensando nas diferentes experiências de pilotagem de cada um e nos diversos tipos de acessos com os mais variados pisos existentes em qualquer lugar do mundo, entendemos a necessidade de disponibilizarmos uma referência para cada nível de dificuldade técnica dos roteiros que estamos indicando neste portal. O objetivo é proporcionar parâmetros para uma avaliação coerente por parte de cada condutor quanto ao nível de dificuldade que mais se adegue a sua experiencia ou até mesmo quanto a sua intenção de vivenciar e ainda superar novos desafios.

Capacete 1e

Muito fácil: Vias com pista dupla ou mais e acostamento, pavimentação nova ou em excelente estado de conservação, bem sinalizadas, muitas retas e curvas abertas na maioria das vezes. Sem declives e aclives acentuados. Contendo pontos de apoio com abastecimento e alimentação.
Nota.: Indicado para pilotos  e garupa com pouca experiência em viagem.

Capacete 2e

Fácil: Vias de mão dupla com pista única ou dupla nas subidas e acostamento, pavimentação nova ou em excelente estado de conservação, bem sinalizadas, com retas e curvas abertas e medias se intercalando. com declives e aclives leves. Contendo pontos de apoio com abastecimento e alimentação.
Nota.: Indicado para pilotos  e garupa com média experiência em viagem.

Capacete 3e

Moderado: Vias de mão dupla com pista única ou dupla nas subidas com pouco acostamentos ou  em mau estado, pavimentação em bom estado de conservação, com sinalizações importantes, com retas curtas e curvas abertas, medias e fechadas se intercalando. com declives e aclives médios. Podendo ter trechos de Off Road leve quando mencionado. Contendo poucos pontos de apoio com abastecimento e alimentação.

Capacete 4e

Difícil: Vias de mão dupla com pouco ou nenhum acostamento e sua grande maioria em mau estado, pavimentação em estado médio conservação (piso bom a precário, lisos e terra batida quando mencionado), com pouca  sinalização, com retas medias e curtas, com curvas medias e fechadas podendo predominantemente se intercalando. com declives e aclives médios a elevados. Contendo raros pontos de apoio com abastecimento e alimentação.
Nota.: Indicado para pilotos com muita experiência em viagens e se for o caso, com técnicas de pilotagem para o fora de estrada (Off Road) e recomendado para garupas da mesma forma.

Capacete 5e

Avançado: Vias de mão dupla sem acostamentos e com pavimentação na grande maioria em mau estado conservação (pisos precários com buracos e lisos). Podendo ser Off Road quando mencionado,   piso de terra compactada, arenoso, terra com obstáculos de todos os níveis, lama, travessia de rios estreitos, médios e longos. De toda forma com poucas ou raras sinalizações, com retas com riscos para ultrassagens e com curvas medias e fechadas se intercalando. Tendo ainda declives e aclives médios a elevados com baixa tração. Com raros pontos de abastecimento e alimentação.
Nota.: Indicado para pilotos com avançada experiência na pilotagem On Road e se for o caso no fora de estrada (Off Road) e não recomendado para garupas.

GARANTA AS MELHORES EXPERIÊNCIAS NOS UNIVERSOS ON ROAD E OFF ROAD.

É preciso estar preparado para conseguir desfrutar de todas as possibilidades que sua motocicleta pode lhe proporcionar. A vida ao ar livre sobre duas rodas ganha novos adeptos a cada instante. Porém, desfrutar dessas experiências exige preparo e conhecimento, garantindo as melhores sensações com absoluta segurança a todos os participantes. Prepare-se para um novo estilo de vida.

Importante: As classificações dispostas nesta pagina estão sugestas a alterações no sentido a aprimoramentos, portanto estamos abertos a dúvidas, comentários,  sugestões e até mesmo um possível   foram para que possamos oferecer sempre conteúdos de qualidade que possam contribuir positivamente para o segmento de Mototurismo no Brasil.

Luciano Peixoto
Editor do Motorrad Experience